Biblioteca

PROJETO: BIBLIOTECA ESCOLAR
PROFESSORES: Todos
TURMAS: Todas
ÁREAS DO CONHECIMENTO: Todas
CRONOGRAMA: Setembro à Dezembro de 2011
TEMA: Revitalização da biblioteca escolar

PROBLEMA:  
-          Como fazer, que nossa Biblioteca, atenda as necessidades dos nossos alunos e professores?

OBJETIVO GERAL:

-          Modificar e reestruturar o espaço da biblioteca escolar da Escola de Educação Básica João XXIII.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-          Organizar um espaço agradável que estimule o prazer pela leitura;
-          Realizar empréstimo de livros, como incentivo a leitura, de forma organizada;
-          Estimular a contação de histórias;
-          Orientar os alunos nas pesquisas quando necessário;
-          Manter a organização do espaço da biblioteca;
-           

JUSTIFICATIVA:

Estudos mostram que os alunos aprendem mais quando têm oportunidade de conviver com bons livros na escola, já que muitas crianças brasileiras nascem em lares com pouco material escrito. Daí a importância da biblioteca escolar e do professor que, na maioria das vezes, é o primeiro “leitor” da vida desses meninos e meninas.
No entanto, tão importante quanto garantir o acesso à informação, é ensinar o aluno a buscar, localizar, selecionar, produzir o próprio discurso e  elaborar textos. Desse modo que, um bom acervo de livros não garante por si só o verdadeiro acesso ao conhecimento é necessário a leitura.
A biblioteca deve ser um espaço de disciplina e de educação para a informação. Para tanto, torna-se imprescindível o trabalho de um profissional nesse espaço escolar. E, segundo pesquisa realizada com os professores da EEB João XXIII, um dos motivos pelo qual a biblioteca não atende as necessidades da escola é a falta de um profissional capacitado para atender  alunos e professores em tempo integral.
A pesquisa apontou que todos os professores gostariam de poder contar com os serviços prestados pela biblioteca escolar no próximo ano letivo. Conforme a fala dos mesmos, a biblioteca escolar  é um recurso auxiliar no processo ensino-aprendizagem e deve ser utilizada para enriquecer a prática pedagógica.
Os professores também registraram suas sugestões para o funcionamento da biblioteca e aproveitaram para expressar o que esperam desse espaço escolar em 2008.
Para tentar suprir essa falta, iremos desenvolver o projeto aluno monitor, em 2011, que busca tornar o espaço da biblioteca organizado e apto para receber as turmas.
Contudo, essa pesquisa reforçou a importância do papel da biblioteca escolar na EEB João XXIII, o que justifica o desenvolvimento deste projeto.


METODOLOGIA:

-          Selecionar os materiais desatualizados e que têm pouco uso para excluí-los do espaço da biblioteca;
-          Organizar os materiais (livros, revistas, jornais, dicionários, CD’s, DVD’s, etc.) nas prateleiras, separando-os por áreas do conhecimento e definir cores para cada área;
-          Confeccionar cadastro com fichas e carteirinhas para empréstimo de livros;
-          Organizar um cronograma de horários para o atendimento das turmas (empréstimos de livros) e para as pesquisas extra-classe;
-          Decorar a biblioteca escolar, tornando-a um ambiente mais atrativo para os alunos e professores;
-          Organizar  mensagem de boas-vindas e de incentivo à leitura para a visita dos alunos na biblioteca escolar;
-          Criar regras para o bom uso da biblioteca;
-          Passar nas salas de aula para conversar com os alunos sobre o funcionamento da biblioteca em 2011, aproveitando para convidá-los;
-          Abrir a biblioteca escolar  para o atendimento dos alunos e dos professores;

Observações:
-          A Equipe pedagógica será o responsável (organizador)  pelo funcionamento da biblioteca escolar em 2011;
-          A catalogação dos materiais existentes na biblioteca ficará a cargo dos alunos monitores, orientados pela equipe pedagógica;
-          Ficará disponível para a biblioteca um computador para fins organizacionais;
-          Os professores poderão agendar o uso do espaço da biblioteca para contação de histórias;
-          As atividades realizadas em sala a partir da leitura de um livro poderão ser expostas no mural da biblioteca (uma forma de valorizar a leitura);
-          Enfim, todo o trabalho desenvolvido pela biblioteca escolar será de cunho pedagógico e, portanto, esperamos poder continuar contando com as valiosas sugestões de toda a equipe de professores.


CRONOGRAMA: Setembro à Dezembro

RECURSOS MATERIAIS: Livros, jornais, revistas, dicionários, mapas, atlas, CD’s, DVD’s, vídeos, fantoches, materiais de expediente, computador com acesso a internet, software para catalogação dos materiais, fichário e fichas para empréstimo dos livros.


REFERÊNCIAS:

Site da Revista Nova Escola
Programa de criação de bibliotecas comunitárias;
Site do MEC;

Nenhum comentário:

Postar um comentário